Tarot, Baralho Cigano e Decks Oráculo: Conheça mais sobre os diferentes tipos de Baralho Consultivo. - Mandalay Shop

Tarot, Baralho Cigano e Decks Oráculo: Conheça mais sobre os diferentes tipos de Baralho Consultivo.

Cartas de tarô, cartas de adivinhação cigana e cartas de oráculos são todas ferramentas usadas para adivinhação e leitura do futuro. Cada ferramenta usa um simbolismo diferente para interpretar o passado, presente e futuro de uma pessoa. Se você é novo neste tipo de cartas ou quer saber mais sobre elas, continue lendo para uma comparação profunda de cada uma delas. Se você estiver pronto para levar suas leituras ao próximo nível com qualquer uma destas ferramentas, confira nosso fantástico artigo sobre Como Ler Cartas de Tarô como um Profissional.

Fonte: Unsplash

O Tarot Moderno

O baralho de tarô padrão é desde o século XVIII usado para a previsão do futuro e desde fins do século XIX integra o cerne do esoterismo moderno juntamente com a cabala, a astrologia e a alquimia. A categoria, tarot moderno, foi iniciada a partir do lançamento em 1910 pela Rider & Cia do Tarô concebido por Arthur Edward Waite e desenhado por Pamela Colman Smith, o primeiro tarô com desenhos e traços livres, e ricamente coloridos. Foi a primeira vez, na idade contemporânea, que os arcanos menores ganham ilustrações completas.

A estrutura do Tarot, com suas 78 cartas, consiste em duas partes: os Arcanos Maiores e os Arcanos Menores. Os Arcanos Maiores compõem as primeiras 22 cartas, sendo elas: O Louco; O Mago; A Suma Sacerdotisa/A Papisa; A Imperatriz; O Imperador; O Hierofante/O Papa; Os Enamorados; A Carruagem; A Justiça; O Eremita; Roda da Fortuna; A Força; O Enforcado/O Pendurado; Morte; A Temperança; O Diabo; A Torre; A Estrela; A Lua; O Sol; O Julgamento e O Mundo. Essas cartas devem ser vistas como um todo e fornecem uma visão aprofundada da vida de uma pessoa e de sua jornada e retratam em que circunstância encontra-se a alma, o espírito ou o subconsciente.

Os Arcanos Menores consistem em quatro grupos de cartas: o Naipe de Espadas, o Naipe de Copas, o Naipe de Paus e o Naipe de Ouros. Cada naipe tem seu próprio significado:

Naipe de Ouros

O naipe de ouros está relacionado ao elemento terra, portanto à vida material, às conquistas financeiras, profissionais e a tudo que, enfim, representa aquilo que pode ser tangível em termos materiais. No naipe de ouros existe a possibilidade de se conseguir conquistar a segurança material com trabalho, disciplina e esforço. O ser humano é ambicioso e a ambição tem relação como o naipe de ouros. Outra característica do naipe de ouros é a dedicação, o esforço, o empenho dedicados aos estudos e ao trabalho.

Naipe de Paus

O naipe de paus liga-se ao elemento fogo que a tudo transforma sem ser alterado. Está relacionado ao plano energético e espiritual bem como à coragem, vontade e poder de realização. Representado pelo bastão.

Naipe de Copas

No tarô, o naipe de copas é ligado ao elemento água e ao mundo dos sentimentos, sendo o símbolo da taça relacionado ao coração, como receptáculo das nossas emoções.

Naipe de Espadas

O naipe de espadas corresponde ao elemento ar e esta relacionado ao poder ambivalente da mente e do pensamento. Representado pela espada, está ligado ao fazer e à criatividade.

O Baralho Cigano ou Gypsy Deck

As cartas ciganas são usadas na forma de adivinhação que tem suas raízes no povo cigano ou Romani. Os Decks têm o nome das pessoas que tradicionalmente os usaram. As cartas ciganas são diferentes das cartas de tarô tradicionais, pois geralmente são menores e têm uma quantidade limitada de imagens e cartas, usualmente formado por 36 cartas, mas frequentemente adaptado com cartas extras para melhor compreensão de cada autor. Cada cartão tem um significado específico. As cartas ciganas também são conhecidas como cartas de cartomancia.

Suas figuras são simples, objetivas e com significados claros e precisos, não deixando dúvidas sobre as questões levantadas. O Baralho Cigano não é um oráculo para ser estudado ou decorado, ao contrário, ele usa a associação intuitiva e a percepção do tarólogo para responder às questões apresentadas.

Arcanos Maiores

A estrutura do Baralho Cigano é composto pelos seguintes arquétipos: O Cavaleiro (boas notícias e movimento). O Trevo ou os Obstáculos (boa sorte ou pequenos impedimentos). O Navio ou o Mar (oportunidades). A Casa (segurança). A Árvore (boa colheita ou resistência). As Nuvens (turbulências ou novos horizontes). A Serpente (traição, perigo ou sabedoria). O Caixão (perdas, fim de ciclo ou grande transformação). O Buquê (autoafirmação ou dependência). A Foice (corte, desapego). O Chicote (autoritarismo ou flexibilidade). Os Pássaros (comunicação, rapidez). A Criança (verdade da alma, pureza). A Raposa (armadilhas, cautela). O Urso (garra, inveja ou orgulho). A Estrela (proteção angelical). A Cegonha (coisas novas). O Cachorro (amizade, fidelidade). A Torre (essência, espiritualidade). O Jardim (vida social, reuniões). A Montanha (grandes obstáculos). O Caminho (escolhas). O Rato (roubo ou economizar). O Coração (amor verdadeiro, amenizar situações). O Anel (união, fé, sociedade). O Livro (conhecimento). A Carta (contratos, convites). O Cigano (ouvir as emoções, amadurecimento). A Cigana (cautela, fofoca). Os Lírios (fragilidade e alegria). O Sol (vida, ação, recompensas). A Lua (cautela). A Chave (atitude, abertura ou fechamento, perseverança). O Peixe (fartura, conquistas materiais). A Âncora (estabilidade). A Cruz (vitória, renascimento, sobre sentimentos passados).

Arcanos Menores

A compreensão dos naipes do Baralho Cigano parte da relação de cada naipe com um elemento da natureza:

O Naipe de Copas têm relação com a água e representam nossa vida afetiva e as emoções.

O Naipe de Ouro têm relação com a terra e representam ganhos, dinheiro e bens materiais.

O Naipe de Paus têm relação com o fogo e representam força criativa e imaginação.

O Naipe de Espadas têm relação com o ar e representam a mente e aspectos racionais.

O Baralho Oráculo ou Oracle Deck

As cartas Oráculo são um tipo de baralho que não deve ser lido como um baralho de tarô típico. Cada cartão deve ser visto individualmente e fornecer uma visão específica e de curto prazo da vida de uma pessoa. As cartas podem fornecer conselhos, sugestões ou ser uma representação simbólica de uma situação que você esteja precisando para começar o dia, uma relação amorosa ou decisões corriqueiras do dia a dia. A maioria dos decks de oráculos não seguem um tema específico.

Em vez disso, cada carta tem uma breve descrição de uma frase do que está representado na carta. Por exemplo, um cartão pode simplesmente dizer “amor”, “sucesso” ou uma mensagem de coragem ou proteção. Se você deseja receber insights sobre seu futuro, o tarô e outros baralhos são mais adequados para adivinhação. Embora você possa usar um baralho de oráculo para essa finalidade, é melhor usar um baralho de tarô para compreensões mais profundas.

O Tarot Egípcio

As cartas de tarô egípcio são um tipo de baralho de tarô que usa um tema e imagens específicos. O tarô egípcio não deve ser confundido com o tarô padrão, que usa um conjunto diferente de imagens e símbolos. O baralho de tarô egípcio é baseado na escrita e na mitologia egípcia. A origem deste Tarot remonta aos primeiros povos egípcios. Segundo a história, ele teve origem no “Livro de Thot”, que era tido como o livro que continha toda a sabedoria do Antigo Egito. Por isto, o Tarot Thot é um dos mais famosos e utilizados tarôs egípcios.

A composição do Tarot Egípcio conta com 78 cartas. Tal qual o Tarot Moderno, é composto por 22 cartas Arcanos Maiores e as demais Arcanos Menores. No entanto, A principal diferença entre este e o outros Oráculos está nos naipes dos Arcanos Menores, pois, no Tarot Egípcio, isto não é explícito. As cartas do Oráculo Egípcio seguem uma simbologia hierárquica da sociedade antiga egípcia. Elas possuem muitos detalhes e se definem por três planos, que representam mundo físico, emocional e espiritual das pessoas.

As cartas do Tarot Egípcio, diferentemente dos outros baralhos de Tarot, são divididas em 3 partes, estas chamadas de planos. Cada conjunto de cartas pertence a um plano, mas algumas delas podem fazer parte de dois. Abaixo, você conhecerá cada um destes planos e suas influências na leitura do Tarot Egípcio, que são Parte Inferior, Parte Central e Parte Superior.

A Parte Inferior do Tarot Egípcio está relacionada ao plano material. Isso significa que está ligada aos desejos e objetivos que as pessoas querem conquistar na vida. É o símbolo da razão das ações dos indivíduos e da força para lutar por algo.

A Parte Central fala sobre o plano mental. É nela que está o significado essencial da carta e as cenas do cotidiano do Antigo Egito. Essa parte está relacionada à ação de cada pessoa e está ligada à essência do Homem.

A Parte Superior fala do plano espiritual e as cartas dos Arcanos Menores são representadas por símbolos colocados ao redor da imagem central.

Adquira o Seu e Leia Mais

Os baralhos Tarô, Cigano e Oráculos são todos diferentes tipos de baralhos de cartas usados para adivinhação ou discernimento. Cada um tem um conjunto único de simbolismo e imagens que o tornam útil para ajudar o usuário a acessar seu subconsciente e obter novos insights sobre sua própria situação pessoal. Se você descobriu qual ou quais os melhores para você, adquira hoje mesmo na loja Mandalay e leia o Artigo Como Ler Cartas de Tarô como um Profissional.

Voltar para o blog